sexta-feira, 30 de novembro de 2012


Habt einen schönen Abend.
Night, you guys!
Boa noite!
Recht herzlichen Dank.
Tancks!
obrigada!
Habt einen schönen Abend.
Night, you guys!
Boa noite!
Oto causo pro ceis!

Epá causo mineiro pros ceis:



Causos Mineiros
Purcaus diquê achei esse treim que vois micê chama di brog um poquim sem grass, juntamos os cumpadi e as cumadi daqui de minas, pra prepara u negóço danado de bão! Pegamo um monte de causos de mineiro, sô…
Ói aí proceis vê!
NUDEZ MINEIRA
Dois cumpadi de Uberaba tava bem sossegadim fumando seus respectivo cigarrim de paia e proseano.
Conversa vai, conversa vem, eis qui a certa altura um deles pergunta pro otro:
- Cumpadi, u quê quiocê acha desse negóço de nudez?
- Nu qui u otro respondeu:
- Acho bão, sô!
U otro fico assim, pensativo, meditativo... e pergunto di novo:
- Ocê acha bão purcaus diquê, cumpadi?
I u otro:
- Uai! É mió nudês do que nunosso, né messsm?
TREM CAIPIRA
Uma muié tava isperano u treim na estação ferroviária di Varginha, quandu sentiu uma vontade di i urgentemente ao banheiro.
Foi...
Quandu volto, u treim já tinha partido. Ela começo a chora.
Nesse momento, chego um mineirim, compadeceu-se dela i pergunto:
- Purcaus diquê qui a sinhora tá chorano?
- É qui eu fui uriná i u treim partiu...
- Uai, dona! Por caus dissu num percisa chorá não... tenho certeza bissoluta qui a sinhora já nasceu com essi treim partido...
MUIÉ MINEIRA
Us dois cumpadi pitavam u cigarrim di paia e prosiavam. Um deles pregunta:
- Ô cumpadi, cumé que chama memo aquela coisa que as muié tem (faz um sinal cas duas mão), quentim, cabeludim, qui a gente gosta, é vermeia i qui come terra?
- Uai... quentim... vermeia...? A gente gosta? Uái sô, só podi sê aquelazim.
Mas eu num sabia qui comia terra, sô!!
U otro dá uma pitada nu cigarro:
- Pois come, cumpadi. Só di mim, cumeu trêis fazenda.
MINEIRIM NO RIDIJANEIRO
Um mineirim tava no Ridijaneiro, bismadu cas praia, pé discarço, sem camisa, caquele carção samba canção, sem cueca pur dibacho.
Us carioca zombano, contano piada di minero.
Alheio a tudo, o mineirim olhô pro marzão i num si güentô: correu a toda velocidade e deu um mergúio, deu cambaióta, pegô jacaré e tudo mais.
Quando saiu, u carção di tecido finim tava transparente e grudadim na pele.
Tudu mundo na praia tava oiano pru tamanho du 'amigão' qui o mineirim tinha. U bicho ia até pertim du juêio...
A turma nunca tinha visto coisa iguar. As muié cum sorrisão, us homi roxo dinveja, só tinha zóio pru bicho.
U mineirim intão percebeu a situação, ficou todo envergonhado e grito:
-Qui qui foi, uai? Seus bobãum... vão dizê qui quando oceis pula na água fria, u pintim doceis num incói tamém?
TRAIÇÃO À MINEIRA
U amigu chega pro Carzeduardo i fala:
- Carzeduardo, sua muié tá te traino co Arcide.
- Magina!! Ela num trai eu não. Cê tá inganado, sô.
- Carzed uardo! Toda veiz qui ocê sai pra trabaiá, u Arcide vai pra sua casa e prega ferro nela.
- Duvido! Ele não teria corage...
- Mais teve! Podi confiri.
Indignado com uque u amigo diz, u Carzeduardo fingi qui sai di casa, sesconde dendu guarda roupa i fica oiandu pela fresta da porta.
Logo vê sua muié levano u Arcide pra dendu quarto pra começa a sacanage.
Mais tarde, ele incontra co amigo, que pergunta u qui hove.
I intão, u Carzeduardo relata cabisbaixo:
- Foi terrivi di vê!!!... ele jogo ela na cama, tirô a brusa... e us peito caiu... tirô a carcinha... e a barriga e a bunda dispencaro... tirô as meia... i apariceu aquelas varizaiada toda, as perna tudo cabiluda.
I eu dendu guarda roupa, cas mão no rosto, pensava:
'Ai...qui vergonha qui tô du Arcide!!!'
UAI SÔ
Um mineirim bom di cama, passano por New York, pega uma americana e parte pros finalmente.
Duranti a relação, a amer icana fica loca e começa a grita:
- Once more, once more, once more... (tradução de once more: 'mais uma vez')
I u mineirim respondi disisperado:
- Beozonte, Beozonte, Beozonte...
INDO PARA A PESCARIA...
Us dois minero si incontra nu pondi ônibus im Cocalinho pruma pescaria.
- Intão cumpade, tá animado? pergunta o primero.
- Eu tô, home!
- Ô cumpade, pro mode quê cê tá levano esses dois embornal?
- É que tô levano uma pingazinha, cumpade.
- Pinga, cumpade? Nóis num tinha acertado qui num ia bebê mais?!
- Cumpade, é qui pode aparece uma cobra e pica a genti. Aí nóis disinfeta cum a pinga e toma uns goli qui é pra mode num sinti a dô.
- É... e na otra sacola, o que qui cê tá levano?
- É a cobra, cumpadi. Podi num tê lá...
MINEIRIM COMPRANDO PASSAGEM
U mineirim vai à estação ferroviária pra compra um bilheti.
- Quero uma passage pra o Esbui - solicita ao atendente.
- Num intendi; u senhô podi repeti?
- Quero uma passage pra o Esbui!
- Sinto muito, senhor, num temo passage pra u Esbui.
Aborrecido, u caipira si afasta du guichê, si aproxima du amigo que o estava aguardando e lamenta:
- Olha, Esbui, u home falo qui pra ocê num tem passage não!
A PESQUISADORA E O MINEIRIM Uma pesquisadora do IBGE bate à porta de um sitiozim perdido nu interio di Minas.
- Essa terra dá mandioca?
- Não, sinhora. - responde u roceiro.
- Dá batata?
- Tamém não, sinhora!
- Dá feijão?
- Nunca deu!
- Arroz?
- Di jeito nenhum!
- Milho?
- Nem brincano!
- Qué dize qui pur aqui não adianta prantá nada?
- Ah... si prantá é diferente...

Eita povo mineiro danado de bão sô!
É Muito Massa, é daqui!

Empresa de telefonia é multada em R$ 7 mi por propaganda enganosa

Multa foi por deficiência em informação de publicidade.
Segundo Tribunal de Justiça, a Oi recorreu da decisão.



Comente agora
A 7ª Vara da Fazenda Estadual de Minas Gerais decidiu manter uma multa de R$ 7.259.609,43 contra a empresa de telefonia Oi por propaganda enganosa. A decisão, do dia 17 de outubro e divulgada nesta quinta-feira (29), se refere a um pedido de anulação da multa feito pela telefônica. De acordo com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a empresa recorreu nesta terça-feira (27) pela segunda vez da determinação judicial.

A Telemar Norte Leste S.A. (Oi) foi multada por causa de uma deficiência na informação de uma publicidade e em contratos de um plano que garantia acesso à internet de forma ilimitada para seus usuários.
Segundo a Promotoria de Justiça, o comunicado de que o benefício do plano era apenas para quem utilizasse provedores previamente cadastrados somente constava no rodapé de página, escrito com letras minúsculas, o que induziu milhares de consumidores ao erro.

Segundo a Justiça, a Oi desrespeitou o Código de Defesa do Consumidor. A multa havia sido determinada pelo Ministério Público de Minas Gerais, após decisão administrativa da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Contagem. A empresa de telefonia recorreu na tentativa de anular a multa , mas a Justiça determinou que ela é válida.

O advogado contratado para representar a empresa na ação, que prefetiu não ter o nome divulgado, também confirmou que a Oi recorreu da decisão. O G1 ligou para os números de telefones em Belo Horizonte, que constam no site da empresa, mas ninguém atendeu nesta sexta-feira (30).

Homem fica preso por ter o mesmo nome de criminoso em Minas Gerais

Ele luta na justiça há 10 anos para provar que não é um bandido.
Confusão dos nomes foi descoberta ao procurar cartório eleitoral.



Comente agora
Há 10 anos o autônomo Almir Rogerio Ferreira da Silva, de 30 anos, luta na justiça para provar que não é criminoso. O nome dele é igual à de um homem acusado de vários crimes em Divinópolis, Minas Gerais.
Almir (Foto: Marina Pereira/G1)Almir Rogério Ferreira da Silva tem em mãos
documentos emitidos pela justiça em Divinópolis
A confusão dos nomes foi descoberta em 2002. Na época Almir estava em Montes Claros, onde estudava e trabalhava como mecânico ao lado do irmão. Ele procurou a Justiça Eleitoral para transferir o título para a cidade, quando se deparou com uma surpresa ruim. “Descobri que o meu título estava inativo por antecedentes criminais”, explica.
A partir daí Almir Rogerio Ferreira da Silva, nascido em São Francisco, Norte de Minas, começou a luta na Justiça para provar que não era o Almir Rogerio, natural de São Paulo, que cometeu vários crimes no centro-oeste de Minas Gerais. “Procurei a Justiça em Divinópolis e só em 2008 consegui um documento de certidão criminal negativa, emitido na cidade, comprovando que eu não respondia por crime algum”.
Minha vida parou durante todos esses anos
Almir Rogério Ferreira da Silva
A vida do trabalhador nunca mais foi a mesma. Ele conta que durante todos esses anos passou por vários constrangimentos, perdeu emprego, concursos e muitas oportunidades. "Minha vida parou”, diz.
Com o documento emitido pela Justiça de Divinópolis em mãos, ele acreditava que o problema estava resolvido. Mas em novembro desse ano, Almir procurou o Fórum de São Francisco para revolver uma pendência de pensão alimentícia, quando foi preso. Depois de pagar a pensão, o autônomo ficou sabendo que não poderia sair da cadeia, porque tinha um mandado de prisão em aberto contra ele, em Divinópolis. “Fiquei mais cinco dias preso, tentando provar novamente que eu não era esse Almir”, conta.
Advogado Roberto (Foto: Marina Pereira/G1)Advogado Roberto Soares de Oliveira mostra os
documentos do processo
O advogado responsável pelo caso, Roberto Soares de Oliveira, disse que o curioso é que o autor teria sido condenado a um ano e quatro meses em regime aberto, pelo crime de furto, ocorrido em 2001. “Nem ele mesmo ficou preso”, afirma o advogado. Ainda de acordo com Oliveira na Justiça existem vários processos arquivados contra o Almir Rogério Ferreira da Silva de Divinópolis.
A reportagem do G1 teve acesso aos documentos do processo. No mandado de prisão emitido pela Justiça de Divinópolis, os nomes dos pais, data nascimento e naturalidade são diferentes do Almir de São Francisco. Porém nos documentos expedidos com o número desse mesmo processo aparecem os dados dele. “As informações dos dois Almir estão no mesmo processo”, explica o advogado.
O delegado responsável pelo caso em São Francisco, Daniel Botelho Almondes, informou ao advogado que pode ter acontecido um erro de digitação no sistema em Divinópolis. No documento entregue ao advogado, o delegado afirma que os dados do Almir de São Francisco foram retirados do sistema da Polícia Civil.
O delegado Regional de Divinópolis, Fernando Jorge Vilaça, descartou a possibilidade de um erro de digitação. Segundo ele, provavelmente o Almir de Divinópolis tenha apresentado a carteira de identidade do Almir de São Francisco, já que ele perdeu os documentos em 1999, antes do acontecimento dos fatos. Vilaça disse ainda que a Polícia Civil apurará o caso.
Já o Juiz da cidade, Marcelo Paulo Salgado, disse que não constam pendências em nome do Almir de São Francisco no fórum de Divinópolis.
Família quer justiça
família (Foto: Marina Pereira/G1)A família não se conforma com o erro da justiça 
A família de Almir Rogério Ferreira da Silva agora quer justiça. Eles pretendem processar o Estado por conta do erro ocorrido durante todos esses anos.
A aposentada Dominga Ferreira Luz, de 61 anos, se emociona ao contar o quanto o filho tem sofrido. “A vida da nossa família nunca mais foi a mesma, ele vive com medo de ser preso. É muito difícil para uma mãe ver um filho sendo acusado por um crime que ele não cometeu.”, diz.
Na casa humilde em São Francisco, onde a família vive, Almir aprendeu valores importantes. “Sempre ensinei meu filho a estudar, trabalhar e ser honesto. É triste ver uma situação dessas”, conta o pai José Francisco Lima Silva, que trabalha como serralheiro.
Agora Almir Rogério Ferreira da Silva quer apenas que a justiça seja feita. “O Estado tem que me ressarcir por todo esse constrangimento que passei durante esses anos Eu espero que a minha vida volte ao normal”, afirma Almir.

Universitário morre após passar mal em república de Ouro Preto, em MG

Bombeiros levaram jovem para hospital, mas ele já chegou sem vida ao local.
Rapaz de 25 anos cursava Química Industrial na Ufop.




Comente agora
Um universitário de 25 anos morreu após passar mal em uma república estudantil na manhã desta sexta-feira (30) em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais. O Corpo de Bombeiros informou que quando chegou ao local o rapaz estava inconsciente.
De acordo com os militares, foram usados procedimentos – respiração cardiopulmonar e desfibrilador – para tentar reanimá-lo. O estudante foi levado a uma unidade de saúde, mas já chegou morto ao local, segundo os bombeiros.
O jovem cursava Química Industrial na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). A instituição decretou luto oficial de três dias pela morte do estudante e informou que vai prestar assistência à família. A universidade não divulgou a naturalidade do rapaz.
De acordo com a Polícia Civil, uma equipe esteve na república, mas a ocorrência não havia sido encerrada às 17h30. O resultado do laudo que vai indicar a causa da morte do estudante deve sair em até 20 dias. Segundo a polícia, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Itabirito.
Morte em outubro
Um estudante do curso de Artes Cênicas foi encontrado morto, no dia 27 de outubro, no quarto da pensão onde vivia também em Ouro Preto. O jovem de 27 anos também era estudante da Ufop. Daniel Macário de Melo Júnior morava há cerca de um ano na cidade.
Conforme a corporação, testemunhas relataram que o estudante havia participado de uma festa em uma república e que havia ingerido bebida alcoólica. Ainda segundo a polícia, não havia sinais de agressão no corpo do estudante, e a perícia não esteve no local.



Minas Gerais amplia liderança em olimpíada de matemática da rede pública


Estudantes de Minas Gerais ampliaram seu domínio na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) em 2012. Conforme o resultado divulgado nesta sexta-feira , dia 30, o Estado conquistou 152 medalhas de ouro, das 500 distribuídas. Na competição realizada desde 2005 para incentivar o estudo de matemática, Minas lidera o quadro de medalhas na comparação com outros Estados desde a terceira edição e este é o melhor resultado já conquistado.
Salvador: Para formar campeões em matemática, major investe em treinamento intenso
Ao todo, Minas Gerais já ganhou 726 ouros desde 2005, sendo os dois melhores resultados obtidos nos últimos anos: 113 (2010) e 111 (2011) . São Paulo liderou a competição nas duas primeiras edições com 67 (2005) e 74 (2006) medalhas de ouro.
Em 2012, os mineiros ainda receberam 229 medalhas de prata, entre as 900 concedidas e outras 946 de bronze, das 3.100 que a olimpíada distribui. O segundo Estado mais premiado foi São Paulo, com 110 medalhas de ouro, 226 de prata e 750 de bronze. Rio de Janeiro aparece em terceiro lugar em conquistas, com 43 ouros, 84 pratas e 176 bronzes.
Além de premiar alunos com medalhas de acordo com os três níveis de participação (nível 1: alunos do 6º ou 7º ano do ensino fundamental; nível 2: alunos do 8º ou 9º ano; e nível 3: alunos matriculados em qualquer ano do ensino médio), a Obmep dá 46.200 certificados de menção honrosa a estudantes.
Uberlândia: Em vez de se aposentar, professora forma campeões de matemática
Participaram do torneio educacional mais de 19 milhões de alunos de 46.728 escolas. Com base nos resultados na 2ª fase da olímpiada, realizada no dia 15 de setembro, ainda foram premiados professores, escolas e secretarias de educação.
Entre as escolas que se destacaram este ano, como tradicionalmente acontece, três colégios militares lideram em conquistas de ouros: do Rio de Janeiro (18), Brasília (15) e Porto Alegre (13). Se não forem levadas em consideração as escolas da rede federal , o melhor resultado de uma instituição ocorreu no sertão da Paraíba: a Escola de Ensino Fundamental Cândido de Assis Queiroga, de Paulista, recebeu quatro medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze. No mesmo município, que tem apenas 12 mil habitantes, a escola José Jerônimo Neto, levou uma medalha de ouro, uma prata e uma de bronze.
Menos ouros para Cocal dos Alves
O município de Cocal dos Alves , no Piauí, que foi destaque nas duas últimas edições por conquistar muitas medalhas, continua com bons resultados, mas recebeu apenas um ouro. As demais conquistas foram uma medalha de prata e oito de bronze. Em 2011, alunos cocalalvenses receberam três ouros, duas pratas e cinco bronzes. Em 2010, foram quatro de ouro, três de prata e cinco de bronzes.
Piauí: Em Cocal dos Alves nada é mais importante que competições
Heptacampeões
Nesta edição, dois estudantes do 3º ano do ensino médio conquistaram uma marca inédita na olimpíada: sete medalhas de ouro em sete participações, desde o 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. Os heptacampeões da matemática brasileira são os estudantes Henrique Gasparini Fiuza do Nascimento, de 16 anos, do Colégio Militar de Brasília, e André Macieira Braga Costa, de 17 anos, do Colégio Militar de Belo Horizonte.
Os resultados completos da Obmep 2012 serão divulgados no site www.obmep.org.br .
    Hello! (oi) good is yours? (tudo bem com vcs?)
    Rio Novo é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, criado em 1870. Ao longo do tempo, deu origem aos municípios de São João NepomucenoDescobertoChácaraPiauTabuleiro e Goianá.



    Atraídos pela existência de ouro, em fins do século XVII, ex-integrantes da bandeira de Borba Gato desbravaram a região da atual Ouro Branco. O bandeirante Miguel Garcia, lá encontrou ouro que tinha uma coloração esbranquiçada, ficando assim conhecido como "ouro branco".
    Em 16 de fevereiro de 1724, durante o governo de dom Lourenço de Almeida, o arraial foi elevado à categoria de freguesia colativa, sendo considerada uma das povoações mais antigas de Minas Gerais. A construção da igreja matriz de Santo Antônio de Ouro Branco data de1717, tendo sido, provavelmente, concluída em 1779. A diferença de 62 anos é justificável, visto que as obras em igrejas de certa importância, nos tempos coloniais, duravam anos.
    Ouro Branco foi distrito de Ouro Preto, tornando-se município em 1953. A cidade ainda guarda bens históricos como a capela Nossa Senhora Mãe dos Homens e a Igreja de Santo Antônio de Itatiaia também são do século XVIII. Em Ouro Branco também se encontra a Casa de Tiradentes, situada à margem direita da Estrada Real.
    Houve vários ciclos econômicos em Ouro Branco, que iniciaram com o ciclo do ouro, depois, o ciclo da uva, posteriormente, o ciclo da batata, e atualmente, a atividade preponderante é a industrial, que iniciou-se com a instalação da então empresa estatal Aço Minas Gerais S.A. em 1976, atual Gerdau Açominas S.A, que inaugurou o ciclo do aço.
    Atualmente, funciona em Ouro Branco um dos campus da Universidade Federal de São João del-Rei, conhecido como Campus Alto Paraopeba, onde existem cinco cursos de Engenharia, os quais são: Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Química, Engenharia de Bioprocessos e Engenharia Civil. O Campus funciona no local conhecido como "Escritório Central", pois era o centro administrativo da Açominas S.A. durante seu governo estatal.


    São João del-Rei é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. É a maior cidade Setecentista do estado. Localiza-se na Bacia do Alto Rio Grande. De acordo com o IBGE [6] a cidade enquadra-se na região do Campo das Vertentes, sudeste de Minas Gerais. Polariza cidades de sua região e do Sul de Minas. Seu índice de desenvolvimento humano (IDH), é classificado como elevadíssimo, com 0,816.
    Foi lançada no dia 7 de setembro de 2012 a sucursal da TV Integração (afiliada a Rede Globo) na região do Campo das Vertentes, a equipe de São João del Rei ficará responsável pela cobertura de 22 cidades das Vertentes e de parte do Sul de Minas. Além dessa nova sucursal a cidade já conta com uma emissora de TV (TV Campos de Minas) afiliada a Rede Minas que também gera programação local.
    aeroporto Prefeito Otavio de Almeida Neves, localizado na Regional Colônia (Zona Norte da cidade), é o mais importante da região.
    Grandiosa, moderna e agitada na área contemporânea. Pacata e cultural na sua parte histórica, São João del-Rei se insere como uma cidade singular. Dotada de uma vasta gama arquitetônica, na qual não se restringe apenas ao Barroco. Na sua parte histórica (protegida do restante da cidade) é possível observar diversas linhas arquitetônicas.
    Engana-se quem pensa que a cidade surgiu como consequência da exploração do ouro. Na época o então arraial foi criado devido a sua proximidade com o Rio de Janeiro e tinha por objetivo a criação de um entreposto entre Paraty/Rio de Janeiro com o interior do estado de Minas Gerais.
    São João del-Rei é conhecida também por ser uma cidade universitária devido aos centros de ensino presentes no município, a alta variedade de cursos e a enorme expansão da UFSJ. Será implantado na cidade o segundo curso de Medicina da Universidade.
    Nasceram em São João del-Rei o mártir da Inconfidência Mineira, Tiradentes, o presidente eleito do Brasil em 1985 Tancredo Neves, Cardeal Dom Lucas Moreira NevesOtto Lara ResendePadre José Maria Xavier (compositor sacro), Francisca Paula de Jesus (a "santa" Nhá Chica, que está em via de ser canonizada pelo Vaticano), dentre outros.



    Belo Horizonte (pron. [bɛloɾiˈzõtʃi][8]) é um município brasileirocapital do estado de Minas Gerais. Pertence à Mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte e à Microrregião de Belo Horizonte. Com uma área de aproximadamente 330 km², possui uma geografia diversificada, com morros e baixadas, distando 716 quilômetros de Brasília, a capital nacional.[9]
    Cercada pela Serra do Curral, que lhe serve de moldura natural e referência histórica, foi planejada e construída para ser a capital política e administrativa do estado mineiro sob influência das ideias do positivismo, num momento de forte apelo da ideologia republicana no país.[10]Sofreu um inesperado acelerado crescimento populacional, chegando a mais de 1 milhão de habitantes com quase 70 anos de fundação. Entre as décadas de 1930 e 1940, houve também o avanço da industrialização, além de muitas construções de inspiração modernista, notadamente as casas do bairro Cidade Jardim, que ajudaram a definir a fisionomia da cidade.
    De acordo com o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, sua população é de 2 375 444 habitantes,[4] sendo a sexta cidade mais populosa do país. Belo Horizonte já foi indicada pelo Population Crisis Commitee, da ONU, como ametrópole com melhor qualidade de vida na América Latina e a 45ª entre as 100 melhores cidades do mundo.[11] Hoje a cidade tem o quinto maior PIB entre os municípios brasileiros,[12] representando 1,38% do total das riquezas produzidas no país.[13] Uma evidência do desenvolvimento da cidade nos últimos tempos é a classificação da revista América Economía, na qual Belo Horizonte aparece como uma das 10 melhores cidades para fazer negócios da América Latina em 2009, segunda do Brasil e à frente de cidades como Rio de Janeiro,Brasília e Curitiba.[14]
    A cidade é mundialmente conhecida e exerce significativa influência nacional e até internacional, seja do ponto de vista culturaleconômicoou político. Conta com importantes monumentosparques e museus, como o Museu de Arte da Pampulha, o Museu de Artes e Ofícios, oMuseu de Ciências Naturais da PUC Minas, o Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, o Mercado Central e a Savassi, e eventos de grande repercussão, como o Festival Creamfields Brasil, o Festival Internacional de Teatro, Palco e Rua(FIT-BH), Festival Internacional de Curtas e o Encontro Internacional de Literaturas em Língua Portuguesa. É também nacionalmente conhecida como a "capital nacional do boteco", por existirem mais bares per capita do que em qualquer outra grande cidade do Brasil.


    Suas antigas denominações foram "Arraial Velho de Santo Antônio", e "Vila de São José do Rio das Mortes" e cidade de São José del-Rei. O nome São José resulta de homenagens ao então príncipe de Portugal D. José I. A vila de São José resultou do desmembramento da vila de São João del-Rei em 1718. As lavras de São José del-Rei foram descobertas por João de Siqueira Afonso, em 1702, nos primórdios doséculo XVIII.
    Ao ser proclamada a República, o governo republicano precisava de um herói que, segundo os novos governantes, representava esses ideais. A escolha caiu sobre o alferes Joaquim José da Silva Xavier, que além de tudo combateu um governo monárquico. Dessa feita, foi mudado o nome da cidade para Tiradentes. Tiradentes tornou-se um dos centros históricos da arte barroca mais bem preservados do Brasil, por isso voltou a ter importância, agora turística, na metade do século XX, foi proclamada patrimônio histórico nacional tendo suas casas, lampiões, igrejas, monumentos e demais partes recuperadas.

    [editar]Imagem:



    Juiz de Fora é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais. Pertencente à mesorregião da Zona da Mata e microrregião de mesmo nome, localiza-se a sudeste da capital do estado, distando desta cerca de 283 km. Sua população foi contada, no ano de 2010, em 517 872 habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o quarto mais populoso de Minas Gerais e o 36º do Brasil. Ocupa uma área de 1 429,875 km², sendo que apenas 317,740 km² estão em perímetro urbano.[10]
    A sede tem uma temperatura média anual de 19,25°C e na vegetação do município predomina a mata atlântica. Em relação à frota automobilística, em 2009 foram contabilizados 152 509 veículos.[11] O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,828, considerando como elevado em relação ao estado.[8] A cidade faz parte do eixo industrial das cidades próximas à BR 040 e das próximas à BR 116.[12]
    A cidade de Juiz de Fora foi emancipada de Barbacena na década de 1850. A versão mais conhecida de sua etimologia é que o nome seja uma referência a um juiz de foramagistrado nomeado pela Coroa Portuguesa para atuar onde não havia juiz de direito, que hospedou-se por pouco tempo em uma fazenda da região, passando esta a ser conhecida como a Sesmaria do Juiz de Fora.[13] Hoje é formada pela cidadede Juiz de Fora além dos distritos de Rosário de Minas, Torreões e Sarandira, subdivididos ainda em 111 bairros.[14] Passou a ser conhecida como "Manchester Mineira" à época em que seu pioneirismo na industrialização a fez o município mais importante do estado. Com a grande crise econômica de 1929, a economia dos municípios mineiros ligados à cafeicultura sofreu grande abalo e Juiz de Fora só conheceu novo período de desenvolvimento a partir da década de 1960. Sua área de influência estende-se por toda a Zona da Mata, uma pequena parte do Sul de Minas e também do Centro Fluminense.[15]
    O município conta ainda com uma importante tradição cultural, que vai desde o seu artesanato até o teatro, a música e o esporte. Seu principal e mais tradicional clube de futebol é o Tupi Football Club, fundado em maio de 1912.[16] Juiz de Fora também é destaque no turismo, com seus diversos atrativos culturais, naturais e arquitetônicos. Alguns dos principais são o Museu Mariano Procópio, o Cine-Theatro Central e o Parque da Lajinha.[17] Um dos principais eventos é o Carnaval de Juiz de Fora, que teve suas origens na época de emancipação do município. No final da década de 1930, até a década de 1960, o auge do Carnaval mudou de foco e a festa nos clubes pairou sobre Juiz de Fora.[18]

    Bom Jardim de Minas é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais. Pertencente à Mesorregião do Sul/Sudoeste de Minas e microrregião de Andrelândia, localiza-se a sul da capital do estado, distando desta cerca de 295 quilômetros. Ocupa uma área de 412 km² e sua população em 2010, de acordo com o IBGE, foi de 6.501 habitantes.[6]
    Foi fundada em 1770, com a formação de uma fazenda nas atuais terras da cidade. Quando se chegavam moradias perto da fazenda, se tornou uma freguesia e depois o distrito com a instalação da capela em 2 de maio de 1856. E finalmente, em 1938, o distrito se eleleva a cidade, com dois distritos, a sede e o Taboão.[9]
    Atualmente, a cidade vem se destacando nas festas como Carnaval, que por muitos é considerado o melhor da região; Festa Country com a Exposição Agropecuária em maio; festa do padroeiro da cidade, Bom Jesus dos Matozinhos, em agosto; além dos atrativos naturais como cachoeiras, serras, quedas com as práticas de esportes radicais, investindo no turismo da cidade.


    Origem

    A partir do século XVI, exploradores de origem luso-guarani (todos os cronistas dos séculos anteriores afirmavam in loco que os paulistas do hinterland eram minoricamente portugueses e majoritariamente mamelucos e nativos e inclusive a língua nativa predominou até 1800, o que favoreveu as incursões no Paraguai e outras zonas do hinterland, já que usavam de linguagem similar pré-eurasiana ocidental) ou de acordo com quem não se baseia nos relatos de cronistas da altura - relacionados ao proto-nacionalismo romanticista paulista de 1887-1932 que idealizavam o bandeirante ou mesmo posterior a isso que o tentava demonizar e coloca-lo apenas como genocida de nações nativas, quando ele próprio era um semi-nativo -, tinham origem "europeia" (os chamados bandeirantes) começaram a percorrer a região do atual estado deMinas Gerais em busca de ouro, pedras preciosas e escravos indígenas. Nesse processo, dizimaram muitas nações indígenas da região. No final do século XVII, finalmente foi descoberto ouro na região, aumentando ainda mais o afluxo de aventureiros para a região. Enquanto as descobertas de ouro nos córregos continuavam no sertão, elevando nomes como o de Antônio Dias de OliveiraBartolomeu Bueno de SiqueiraCarlos Pedroso da Silveira e entre outros, apareciam bandeiras e gente vinda já da Bahia e Pernambuco, "acendendo ambições de além-mar, seguindo na trilha das outras e outras porém com rumo certo, procurando ora o rio das Velhas (cuja tradição ficou entre os Paulistas, que haviam acompanhado a bandeira de Fernão Dias Pais e de dom Rodrigo de Castelo-Branco), ora o Tripuí, onde já se havia encontrado o afamado Ouro Preto, balizado pelo cabeço enevoado do pico do Itacolomi, que começavam a avistar logo transposto o Itatiaia.
    Orientados pelos picos que eriçam as serras de Ouro Branco, Itatiaia, Ouro Preto, Itacolomi, Cachoeira, os habitantes seguiam juntos ou separados, Casa Branca[desambiguação necessária] , Ribeirão do Carmo, etc. Diz Antonil que, da mina da Serra do Itatiaia, a saber do Ouro Branco, que assim chamavam ao ouro ainda não bem formado, distante do Ribeiro do Ouro Preto oito dias de caminho moderado até o jantar, não faziam caso os Paulistas caso por terem as outras de ouro formado e muito melhor rendimento". Segundo José Rebelo Perdigão, secretário do governador Artur de Sá e Menezes, em 1695 e 1696 teria sido descoberto nesta montanha um ribeiro aurífero ao qual se deu mais tarde o nome de Gualacho do Sul, mas que os Paulistas desta bandeira de Miguel Garcia não se recusaram a dividir a jazida com seus companheiros de Taubaté os quais, se tendo então separado, tomaram marcha para o interior e descobriram o ribeiro de Ouro Preto. Dos córregos e morros de Ouro Preto, ainda hoje chamados o PassadezBom SucessoOuro FinoOuro Bueno, foram descobridoresAntônio Dias, de Taubaté, o Padre João de Faria FialhoTomás Lopes de Camargo, primo do descobridor do Itaverava Bartolomeu Bueno de Siqueira.
    As terras ali eram de "tal modo requestadas que por acudir muita gente, só pode tocar três braças em quadra a cada minerador", segundo o historiador Varnhagen. Nomes como BrumadoSumidouro[desambiguação necessária]rio PardoGuarapirangario das MortesAiuruocaapareceram na geografia mineira, trazidos por Camargos e Pires, Pedrosos, Alvarengas, Godois, Cabrais, Cardosos, Lemes, Pais, Guerras, Toledos, Furtados, como no canto VI de "Vila Rica", o poema. A origem de Vila Rica está no Arraial do Padre Faria, fundado pelo bandeirante Antônio Dias de Oliveira, pelo padre João de Faria Fialho e pelo coronel Tomás Lopes de Camargo e um irmão deste, por volta de 1698. A vila foi fundada em 1652 pela junção desses vários arraiais, tornando-se sede de concelho, com a designação de "Vila Rica".